Leia isto antes de ler a Bíblia


A Bíblia não é um livro de regras, mas de princípios. E o que é um princípio bíblico? Princípio bíblico é uma verdade revelada pela Palavra de Deus que serve de base orientadora e autoritativa para nossa forma de pensar, sentir e agir. Um princípio bíblico não é uma lei religiosa imposta com uma expectativa de premiação aos obedientes, ou com um peso sobre nossas costas que ameaça os desobedientes com castigo e um complexo de culpa. Para que isso não aconteça devemos ter em mente algumas considerações preliminares. Assim, leia isto antes de ler a Bíblia a fim de ter uma correta interpretação do que se lê:

(1) Nenhum homem é capaz de obedecer a Deus por seus próprios méritos e sacrifícios. Todas as vezes que lemos a Bíblia somos reprovados pela nossa natureza pecaminosa que nos impulsiona a nos afastarmos de Deus e sermos condenados pelos nossos pecados cometidos. (Rm 3:10-11). Assim, Quando vemos nossa alma no espelho perceberemos que somos incapazes de satisfazer o alto padrão de obediência exigido por Deus, porque nossa natureza pecaminosa nos impede de obedecer a Deus por nós mesmos (Rm 3:23).

(2) Nossa obediência é possível por causa de Cristo. Jesus Cristo satisfez toda a justiça de Deus; ou seja, Jesus obedeceu toda a vontade de Deus em nosso lugar, e, ainda, sofreu todo o castigo que merecemos por não satisfazermos a vontade de Deus. Assim, por causa de Cristo, somos motivados e capacitados a obedecer a Deus de coração (Rm 3:22-25). Porque, em Cristo, toda obediência a Deus é feita por sua graça que nos capacita a vencer nossa natureza pecaminosa para vivermos sensíveis a direção do Espírito Santo no caminho da obediência a Deus. (Rm 8:4)

(3) A maior motivação para obedecermos a Deus não deve ser o medo do castigo ou a expectativa da premiação, mas a maior motivação e intenção de obedecer a Cristo é o amor incondicional a Deus de todo nosso coração. (Mt 22:37)

(4) Nossa obediência é possível com o Espírito Santo morando em nós. O homem pecador não salvo não é habitação do Espírito Santo, e por isso, é impossível obedecer a Deus por si só. Mas o salvo pela graça é habitação do Espírito Santo que o capacita a obedecer o que Jesus Cristo o ensinou. Assim, somos transformados dia a dia quando o Espírito Santo de Deus produz o seu fruto em nosso caráter. (Gl 5:22)

(5) Cristo nos apresenta diante de Deus como pessoas inocentes, livres de qualquer acusação, justos, santos e obedientes. Assim, devemos obedecer a Deus durante a vida cristã porque Cristo já declarou que somos obedientes e nos apresentou diante de Deus como filhos obedientes. Ou seja, nos tornamos obedientes porque já somos obedientes. E por isso, nenhuma condenação há para os filhos obedientes de Deus que estão em Jesus Cristo, nosso Senhor. (Cl 1:22)

JAIRO FILHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário