ENTREVISTA DO JORNAL CONECTUDE

ENTREVISTA DO CONECTUDE AO JAIRO FILHO

(1) CONECTUDE: Enquanto cristão sei que posso (ou ao menos deveria poder) fazer algumas coisas pela minha geração. Mas não é tão simples!!! Que formas práticas a minha vida deve tomar para que eu possa fazer a diferença em nosso mundo?

(2) CONECTUDE: Escola, faculdade, família, trabalho, amigos... em nossos maiores espaços de atuação estamos cercados de não cristãos. Qual a forma mais adequada de mostrar a minha fé para essas pessoas e levá-las a uma aproximação de deus?

JAIRO FILHO: Respondo essas duas perguntas nessa resposta. Para ser diferente do mundo - fazendo a diferença em nossa geração - precisamos ter algumas posturas práticas na escola, faculdade, família, trabalho, amigos....enfim, no mundo em que vivemos.

1. DESENVOLVER UMA MENTALIDADE CRISTÃ – Deus nos chama a não se conformar com a forma/padrão desse mundo (Rm 12:2), oferecendo toda a nossa vida em sacrifício santo e agradável a Deus, tendo a mente de Cristo (I Co 2:16), para adorar em espírito e em Verdade (Jo 4:23, 24) e orar e cantar com o espírito, mas também com o entendimento (I Co 14:15), porque, como disse John Stott, “crê é também pensar”.

A mentalidade cristã expressa evangelho da graça – Em tempos em que uma pluralidade de espiritualidades surge em nosso meio, somos chamados a pregar, exclusivamente, a Jesus Cristo, e este, crucificado, no poder do Espírito Santo, a fim de que a fé dos que crêem não seja baseada em sabedoria ou justiça humana, mas no poder de Deus (I Co 2:2-4) . O evangelho da graça, pregado e vivido, exclui qualquer tipo de sincretismo religioso, barganha, penitências, justiça própria, magias, culpa e medo, e os mais diversos maniqueísmos. Mas o evangelho da graça, pregado e vivido, traz libertação, perdão, adoração, discipulado, amor, serviço, comunhão. Enfim, o evangelho sem a cruz de Cristo não é cristianismo. Assim, uma mentalidade cristã vive e prega o evangelho da graça.

A mentalidade cristã expressa leitura do mundo atual – Como cristãos nesse mundo pós-moderno, somos também chamados a discernir o mundo em que vivemos, captando os movimentos filosóficos que são contra a vontade de Deus, desenvolvendo uma mente “Crística” ao consumir a mídia impressa, radiofônica e televisiva, ao consumir moda, alimentos e entretenimentos, ao desfrutar dos mais diversos tipos de relacionamentos virtuais ou pessoais e ao expressar idéias e atitudes nos meios em que vivemos. Assim, uma mentalidade cristã discerne, a partir do evangelho, o mundo em que vivemos.

2. SER MILITANTES CRISTÃOS NUM ENGAJAMENTO SOCIAL – Somos chamados para dar o pão de cada dia e o pão da vida aos perdidos e necessitados. Estou cansado de presenciar a igreja ser consumida pela inércia do ócio egoísta e não sair para cumprir a grande comissão. Não agüento mais ver as planilhas financeiras da igreja trocarem a ajuda ao pobre por projetos egoístas, fúteis e inúteis de construção das paredes de templos em nome do poder da tradição. Estou cansado de ver as igrejas-ilhas isoladas, arrebatadas e alienadas sublimarem sua encarnação no mundo psico-sócio-político cultural da vida real, fugindo para a espiritosfera de seus cultos extáticos e inertes. Sem engajamento social, não serviremos mais para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens (Mt 6:13b). Mas nosso engajamento social é a luz do mundo, para que o mundo veja as nossas boas obras em favor do próximo e glorifiquem a Deus Pai (Mt 6:16). Assim, vivam engajados socialmente através de iniciativas de ação social (ofereçam comida para moradores de rua, cestas básicas para famílias carentes, aula de alfabetização para adultos e alfabetização digital para jovens, cursos profissionalizantes e etc.) e contribuição financeira para ONGs, creches e institutos de ação solidária.

3. CONSAGRAR A CARREIRA PROFISSIONAL À SERVIÇO DO REINO – O trabalho não é castigo por conseqüência do pecado, porque antes da queda o primeiro casal já trabalhava a administração do jardim. O trabalho revela nossa imago dei – ou seja, a imagem e semelhança de Deus em nosso ser – quando expressamos nosso potencial humano. O trabalho é nossa adoração a Deus quando entendemos a teologia bíblica do sacerdócio universal – ou seja, cada crente é chamado a servir a Deus no mundo com a sua profissão. Um pedreiro, um engenheiro, um carpinteiro, um agricultor ou um médico servem a Deus da mesma forma que um sacerdote e um bispo ordenado. Assim, o trabalho passa a ser visto como uma atividade digna do homem, forma de glorificação a Deus e sinal de salvação. Trabalhar também é a nossa missão no mundo. Porque nosso trabalho tem a função de cooperar com Deus para colocar ordem no caos e para a redenção do universo. Ou seja, quando trabalhamos estamos mostrando Deus trabalhando no mundo. Assim, nossa profissão e nosso jeito de trabalhar devem ser boas obras que levem o mundo sem Deus ao arrependimento de suas obras más. Somente assim, os homens verão nossas boas obras e, certamente, glorificarão nosso Pai que está nos céus. E Jesus Cristo, no rosto dos necessitados, nos abençoará e receberá toda nossa vida, adoração e serviço.

(3) CONECTUDE: NOSSO MAIOR ESPELHO É CRISTO. NELE TEMOS O MELHOR MODELO DE COMO QUEREMOS SER... MAS É POSSÍVEL EM PLENO SÉCULO XIX ANDAR REALMENTE COMO ELE ANDOU? OU NUNCA ALCANÇAREI O PADRÃO DE DEUS?

JAIRO FILHO: Cristo não é o nosso melhor modelo. Ele é o único e exclusivo modelo para a vida cristã. Mas, muito além de Cristo ser o nosso modelo, ele é o nosso Senhor. Se Cristo é o nosso Senhor, devemos renunciar todas as nossas posses e bens, e a nossa identidade e status social para viver com Deus. Crê que Cristo é o nosso Senhor é entregar toda a nossa vida nas mãos dele. E não sair por aí reclamando: “Restitui, me dá de volta o que é meu...”. Porque, primeiro, Deus não é um Ladrão que nos rouba, e segundo, as perdas da vida só acontecem porque são permitidas pela mão soberana e amorosa de Deus. Assim, não temos direito a nada. Deus nos dá tudo o que temos e o que somos para administrar, e quando Ele pedir de volta, nosso coração deve se desprender de tudo. Quando reconhecemos que Cristo é o nosso Senhor, nosso coração abandona o pecado para possuir a santidade de Cristo. E a cruz de Cristo nos apresenta santos, inculpáveis e livre de toda acusação (Col 1:22) e, por isso, não há nenhuma condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus, nosso Senhor. Isso significa que devemos nos tornar o que já somos. Somos Santos como Jesus, mas ainda não somos completamente. Só seremos completamente santos, na glorificação. E isso, acontecerá só na eternidade (I Co 13:12). Assim, nossa vida de santificação é um processo contínuo até chegar glorificação na eternidade, onde veremos Deus face a face. Assim, mesmo nos século XXI podemos ser como Jesus. Devemos seguir a Jesus. E pisar onde ele não pisou. Jesus nos chama para ir onde Jesus de Nazaré não pisou. Mas ainda não poderemos ser plenamente santos como Jesus. Só o seremos na eternidade, quando recebermos corpos glorificados.

(4) CONECTUDE: COMO PODEMOS VIVER A VIDA CRISTÃ NA PERSPECTIVA DIVINA?

JAIRO FILHO: Viver a vida cristã na perspectiva divina é viver pela graça de Deus mediante a cruz de Cristo guiado pelo Espírito Santo. A graça de Deus toma iniciativa de vir até nós e nos resgatar do reino das trevas para o reino do filho amado de Deus, Jesus Cristo. Viver mediante a Cruz, é entender, crer e viver sem justiça própria, mas sim, pela graça que nos liberta de nossos pecados para vivermos para Deus. E viver guiado pelo Espírito Santo, é viver na plenitude do Espírito para frutificar em nosso caráter o Fruto do Espírito (Gl 5:22) e os dons do Espírito (I Co 12-14) a serviço do próximo para edificação da igreja. E resumo: A vida cristã é essencialmente relacionamento de amor com Deus através de Cristo, guiado pelo Espírito Santo. Isso exclui qualquer tipo de religiosidade.

Termino por aqui e deixo para vocês estas palavras de um cristão que marcou sua geração: "Quero que me digam que eu tentei ser direito e caminhar ao lado do próximo. Quero que vocês possam mencionar o dia em que tentei vestir o mendigo, tentei visitar os que estavam na prisão, tentei amar e servir a humanidade. Sim , se quiserem dizer algo, digam que eu fui um arauto: um arauto da justiça, um arauto da paz, um arauto do direito. Todas as outras coisas triviais não têm importância. Não quero deixar nenhuma fortuna. Eu só quero deixar uma vida de dedicação! E isto é tudo o que eu tenho a dizer: Se eu puder ajudar alguém a seguir adiante, Se eu puder animar alguém com uma canção, Se eu puder mostrar a alguém o caminho certo, Se eu puder cumprir o meu dever cristão, Se eu puder levar a salvação para alguém, Se eu puder divulgar a mensagem que o Senhor deixou... ...então a minha vida terá valido a pena!" Escrito por Martin Luther King Jr.

CONECTUDE, Deus te crie com muito amor.

Jairo Filho – Pastor de jovens e adolescentes da IPB de Imbituva-PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário