O pensador de possibilidades

“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que é amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas”. Filipenses 4.8

Pensar, qualquer pessoa normal pensa. A questão é pensar de tal forma que os nossos pensamentos produzam em nós sentimentos e emoções saudáveis, que resultam em comportamentos equilibrados tanto do ponto de vista emocional como social e espiritual. Hoje, os especialistas do comportamento humano já sabem que tudo em que nos concentramos aumenta e nos domina.

Já é certo que as nossas crenças determinam o nosso comportamento. Isto pode ser bom e ruim: Se eu me concentro no que o texto bíblico acima recomenda, estarei pensando em termos de possibilidades e assim o potencial que Deus me deu, por sua graça, será liberado – vou concluir que posso ir além com a ajuda de Deus. Porque toda boa dádiva vem Dele. O contrário, também, é verdadeiro: Se eu passo grande parte do tempo pensando nos meus fracassos, naquilo que não deu certo na minha vida, concentrado nas minhas frustrações, a idéia da impossibilidade vai dominar a minha mente e assim vai paralisar todo o meu potencial – vou concluir que não posso, que não é possível.


Culturalmente, nós não somos ensinados a pensar de forma saudável. Dizendo de outra forma e na linguagem dos especialistas: Não nos ensinam na família nem na escola a gerenciarmos os nossos pensamentos. O resultado é que aceitamos tudo o que vem a nossa mente sem criticar. E esta falta de critério sobre o que pensamos, produz em nós as mais diversas emoções e sentimentos que vão afetar decisivamente o nosso comportamento. Coisa do tipo: Por que estou me sentindo assim? Por que estou me comportando assim? A resposta está naquilo que venho pensando constantemente.


A Bíblia, antes mesmo da psicologia, já recomendava que exercitássemos o gerenciamento dos pensamentos. É um hábito a ser desenvolvido. E como todo bom hábito, no início é difícil; mas vale o esforço pelos resultados na vida emocional, social e espiritual.

Tem um aspecto nesta questão que deve ser considerado o mais importante: Qual é a fonte confiável de ajuda para que eu “pense direito”? A Bíblia é o recurso mais eficaz para nos ajudar a pensar de forma saudável. Veja o que o Salmista diz no Salmo primeiro : “Como é feliz aquele cuja satisfação está na Lei do Senhor, e nessa Lei medita de dia e de noite...tudo o que ele faz prospera.” Observe que o sucesso dessa pessoa deve ao fato dela concentra-se naquilo que Deus diz.


Sendo mais específico, podemos afirmar que quem quiser pensar de forma saudável ouça Jesus porque Ele é “O caminho, a verdade e a vida”. Jesus é o Deus encarnado que fala aos homens ao ponto de afirmar “Quem ouve a minha Palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas passou da morte para a vida.” (João 5.24). E, noutro lugar do Novo Testamento é dito sobre Jesus:”Deus, nestes últimos dias falou-nos por meio do filho (Jesus)”. Se eu quero gerenciar meus pensamentos, preciso, urgentemente, aprender de Jesus a ter a percepção correta sobre a vida e a vontade de Deus. Então, só resta ler os Evangelhos para entender, aprender e imitar Jesus sobre a forma como Ele pensava sobre tudo. Experimente e você verá os resultados positivos em sua vida aqui e agora , e por toda a eternidade. EM CRISTO, POR CRISTO E COM CRISTO, TUDO O QUE É APROVADO POR ELE É POSSÍVEL.


Rev. Jairo Amaral - Pastor da Igreja Presbiteriana de Prudentópolis-PR. E antes disso, é meu "paistor" amado em que me comprazo.

Um comentário:

  1. Vou testar isso, tinha me esquecido desse exercicio deixado por Paulo e por nosso mestre.
    Valeu pela dica la no texto, ja corrigi irmao.
    To com saudades

    ResponderExcluir