Um milagre escolhido a dedo - Lucas 17: 11-19

INTRODUÇÃO

Não podemos esquecer que nem tudo o que Jesus fez ou falou está registrado na Bíblia, uma vez que, "Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez. Se todas elas fosse relatadas uma por uma, creio eu que nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos". (Jo 21:25) Assim, podemos concluir que Jesus fez muitas outras obras, milagres e ensinamentos que não foram registrados. Mas essa conclusão, nos conduz a uma interrogação: Por que este e não aquele milagre foi registrado? Entendo que os milagres de Jesus foram escolhidos a dedo pelos evangelistas guiados pela inspiração do Espírito Santo. Mas quais os critérios usados para escolher e registrar os milagres de Jesus? Ouso afirmar que todos os milagres de Jesus registrados nos evangelhos nos apontam para a seguinte conclusão-tese: OS MILAGRES DE JESUS REVELAM O CARÁTER DE DEUS E A RESPOSTA DOS QUE RECEBERAM O MILAGRE.

O evangelho de Lucas 17:11-19 registra um milagre de cura que é mais um dos milagres que nos ajudam a conhecer mais a Deus e aprender a resposta que devemos dar ao milagre recebido. Este texto registra Jesus indo para Jerusalém a fim de ser crucificado, andando no meio do povo pelas estradas que ligam Samaria e Galiléia. Nesse ínterim, ele entra numa aldeia e encontra dez leprosos que, de longe, clamam por compaixão. Jesus manda os dez leprosos se apresentarem ao sacerdote para serem curados e declarados curados para serem aceitos pelo povo. Mas antes de chegarem no sacerdote, os leprosos se viram curados. Nove deles ficaram mais maravilhados com a cura do que com o curador. E continuaram seu caminho. Mas um deles, reconhece que o milagre veio de Jesus e volta para agradecer e adorar a Deus prostrado aos pés de Jesus. Jesus fica admirado com a volta de apenas um homem. E este que voltou recebe outra benção: a salvação. O que agradece é curado da lepra da pele e da lepra da ingratidão. Corpo e alma são curados. O ser inteiro é salvo. Mas diante desse texto, que lições podemos aprender? Vamos dividir em duas partes as lições. A primeira parte vamos destacar as lições que Jesus nos apresenta para conhecer o caráter de Deus por meio de seu filho. A segunda parte, vamos destacar as lições que nos conduzem a dar uma resposta positiva e aprovada a iniciativa da graça de Deus em Cristo Jesus.

O QUE JESUS NOS ENSINA ACERCA DO CARÁTER DE DEUS QUANDO FAZ MILAGRES?

(1) JESUS REVELA QUE DEUS SEMPRE PROCURA OS MISERÁVEIS. Jesus sempre esteve envolvido no meio da ralé do mundo. Jesus via e convivia com lunáticos, endemoniados, cegos, paralíticos, ladrões, prostitutas, estrageiros, criminosos, políticos, publicanos, pescadores, fariseus e etc. Assim, nesse texto, como em tantos outros, Jesus toma a iniciativa ir ao encontro do povo e encontra 10 leprosos. Sabendo que os leprosos sempre estavam alienados do convívio social, Jesus vai ao encontro deles e se revela próximo a eles. Nunca aqueles leprosos poderiam, por si só, sair de onde estavam e encontrar Jesus, se Deus não tomasse a iniciativa de se revelar aos leprosos na pessoa de Jesus. Porque os leprosos eram considerados a escória dos miseráveis. Eles eram os miseráveis entre os miseráveis, eram a pior classe social segundo o padrão da cultura judaica da época. Porque, além de estarem doentes de uma doença incurável e contaminável, toda e qualquer doença de pele era sinal de maldição divina e, portanto, castigo merecido dado por Deus. Assim, eles deveriam viver longe da cidade, não ir ao templo adorar junto com todos; e por isso, muitos viviam em cemitérios, amontoados em lixos, isolados em vilarejos e muitos apodreciam em céu aberto sem destino, desesperados, alienados, agonizando de solidão, culpa e coceira, esperando a impiedosa morte chegar.

Assim, entendo que Deus tomou a iniciativa de se revelar aos miseráveis que não tem condição alguma de oferecer algo de bom a Deus, pois estão no estado de extrema miséria e pobreza, incapazes de chamar a atenção de Deus pela sua performance religiosa, pela sua beleza física, pelos méritos de sua justiça própria. Enfim, só resta Deus tomar a iniciativa e chegar ao encontro dos miseráveis e revelar sua misericórdia.

Mas a religiosidade cristã não tem percebido, entendido, crido, experimentado e vivido a graça da encarnação de Cristo e seus efeitos e conseqüências. A religião cristã tem tentado se aproximar de Deus, chamando sua atenção para si mesmo quando se contorce com performances religiosas, aeróbicas espirituais, gestuais de cultos, cerimônias e disciplinas ascéticas a fim de mostrar a Deus uma beleza espiritual forjada pela justiça própria que não passa de propaganda e marketing para comprar a atenção de Deus.

Os cristãos se esqueceram rapidamente que saíram da classe dos miseráveis pela Graça de Deus e se tornaram burgueses religiosos. Hoje ser cristão é ser elitizado, refinado, chique, famoso. A igreja hoje busca ter um padrão de vida semelhante ao do mundo quando busca fama, glória, status, poder, riqueza e influência política. Mas Jesus nos ensina que onde Deus gosta de andar e estar é perto de gente doente, pobre, miserável, rejeitados, sofredores. Assim, esse milagre foi registrado para revelar a graça, o amor, e a preferência de Deus pelos miseráveis. Pois bem-aventurado os pobres de espírito, pois deles é o reino dos céus.

Assim, se você se encontra hoje no seu pior estado e tem consciência disso, Jesus está indo ao seu encontro. Ele gosta de estar onde você está. Você só pode se encontrar com Deus, porque Deus veio ao seu encontro e se revelou a você. Então, pare de tentar chamar a atenção de Deus com gestuais religiosos e justiça própria. Nada disso atrai Deus, pelo contrário, Deus tem ojeriza de orgulho religioso. Abra teu coração e receba a revelação de Deus.

(2) JESUS REVELA QUE DEUS EXALTA OS HUMILHADOS E EXCLUÍDOS – Interessante notar que Jesus toma emprestado o pior dos leprosos segundo o padrão cultural e religioso dos judeus e destaca a fé madura, completa e salvífica. Quando Jesus destaca a fé do estrangeiro samaritano, estava revelando que Deus exalta os humilhados, desprezados, abandonados, alienados e solitários. Sabendo que os judeus consideravam os samaritanos como uma classe inferior e, por isso, tinha uma inimizade de séculos de preconceito e discriminação religiosa e espiritual, Deus se revela em Jesus para destruir toda esta estigma maligna de discriminação. O que me deixa impressionado aqui, é que a lepra era sinal de pecado, maldição e castigo. Mas, curado por Cristo, o samaritano é reconhecido como aquele que teve a fé mais completa e aprovada por Deus. Aqui, Jesus acaba com todo o preconceito que muitos tinham em relação aos excluídos samaritanos. Assim, Jesus nos ensina que o herói não é necessariamente o melhor segundo o padrão dos homens. O Deus que Jesus nos revela é aquele que aceita, recebe, acolhe, transforma, aprova e exalta os excluídos e os transforma em filhos amados.

3. JESUS REVELA QUE DEUS FAZ MILAGRES SEM A MEDIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA RELIGIÃO - Antes dos leprosos chegarem ao sacerdote, eles foram curados. A cura não veio por mãos dos líderes religiosos, mas sim de Jesus. Os sacerdotes são apenas testemunhas e propagadores do milagre e nada mais. Em todos os milagres, podemos perceber que os sinais do Reino de Deus não precisam da intervenção da religiosidade. Jesus veio manifestar a graça de Deus por seu intermédio e acabar com todo e qualquer que tente se colocar entre o homem e Deus. Só Jesus é o caminho e o mediador entre Deus e os homens. Assim, para receber os milagres de Deus, ninguém precisa de um profissional religioso que se destaque no meio do clero com seu poder retórico e seus gingados e cacuetes de púlpito, nem muito menos o seu currículum de prodígios. Neste texto, Jesus mostra que, sendo Jesus o único mediador e curador, todo e qualquer que nele crê pode orar pedindo cura e será atendido pela graça de Deus. O poder não está naquele que ora, mas em Deus que responde a oração pela graça.


4. JESUS REVELA QUE DEUS OFERECE SALVAÇÃO PELA FÉ AO QUE CRER NELE - Perceba que todos foram curados. Mas somente o samaritano que voltou foi declarado salvo pela sua fé. Aqui podemos entender que Jesus deseja fazer uma obra completa na vida de todos nós. Deus não deseja apenas nos curar de enfermidades físicas. Porque depois de curados, todos vão morrer um dia. A cura é apenas um prolongamento da vida e a revelação de Deus e seu poder, graça, amor e misericórdia em dar mais dias de vida para glorificarmos seu santo nome. Na verdade, aqui nós podemos perceber que os milagres de Jesus não induzem, necessariamente, o incrédulo a crer em Deus. Dos dez leprosos, nove receberam o milagre e não voltaram para Deus. Ficaram mais maravilhados com a benção do milagre do que com o abençoador do milagre. Assim sendo, o maior milagre que Jesus quer nos oferecer é o milagre da redenção de nosso egoísmo perdido e maculado pelo pecado. Esse egoísmo pecaminoso fabrica a ingratidão que é filha da amnésia espiritual em relação à bondade do poder de Deus. E sendo assim, só o poder redentor de Deus para nos salvar por completo. Receba a graça da salvação que te cura por inteiro da lepra da pele e da lepra do pecado.

QUAL DEVE SER NOSSA RESPOSTA AOS MILAGRES DE DEUS?

1. A FÉ NOS LEVA A RECONHECER NOSSA FRAQUEZA – Só procura a cura aquele que toma consciência do fato de que está doente. Se aqueles leprosos não se olhassem no espelho nunca iriam reconhecer sua real condição. Somente quando reconhecemos nossa fraqueza é que estamos prontos para receber o milagre. Quando a dor ainda não nos reduziu ao pó, quando o sofrimento ainda não dobrou e amoleceu a nossa dura cerviz, quando a enfermidade não destruiu nossa arrogância nem nos tornou humildes e cônscios de nossa limitação, vunerabilidade, fraqueza, imperfeição e extrema carência de Deus, ainda não estamos pronto para receber o milagre de Deus. Só quem experimentou na pele a dor de uma lepra física e existencial recebe o milagre. Porque Deus não faz milagres naqueles que se acham merecedores do poder de Deus. Assim, humilhe-se diante do Senhor, porque quando estamos conscientes de nossa fraqueza o poder de Deus se aperfeiçoa fazendo milagres em nossa vida.

2. A FÉ NOS LEVA A RECONHECER A PRESENÇA DE DEUS E CLAMAR PELA SUA MISERICÓRDIA – Os leprosos reconheceram em Jesus a graça de Deus. O texto registra que eles apareceram e começaram a gritar para chamar atenção de Jesus para eles. Mas só fizeram isso porque reconheceram a graça de Deus em Cristo. Este clamor por compaixão foi simplesmente uma resposta a atração que Jesus estava exercendo sobre eles. Os leprosos quando olharam para Jesus não enxergaram um religioso legalista, nem um judeu acusador que iria apedrejá-lo, nem um homem que iria rejeitá-los com discriminação. Mas eles olharam para Jesus com fé. E esta fé foi revelada pela presença de Deus na pessoa de Jesus. Ele só tiveram fé, porque Jesus se apresentou e se tornou acessível a eles quando olhou para eles e escutou seu clamor com o coração cheio de compaixão, graça e poder. Assim, receba e exerça a fé que Deus te deu para reconhecer a sua presença quando você estiver sofrendo á espera de um milagre. Deus está pronto para exercer misericórdia sobre tua vida. Peça e receba misericórdia de Deus.

4. A FÉ NOS LEVA A OBEDECER A PALAVRA DE DEUS – Perceba que os leprosos nem foram tocados por Jesus - como foi o caso daquele leproso que foi tocado por Jesus (Mc 1:41) - mas apenas ouviram sua palavra de ordem e tiveram fé no que ele disse. Eles obedeceram a Palavra de Deus revelada em Jesus quando disse: “Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados” (Lc 17:14). Perceba a disposição dos leprosos em obedecer com fé a Palavra de Deus. Eles não receberam um toque, um abraço, um gesto, um assopro, um movimento que indicasse a cura. Apenas ouviram e obedeceram Jesus. A Palavra de Jesus obedecida os curou. Assim, creio que a Palavra de Deus tem o poder de operar o maior milagre de nossas vidas. Ouvir e obedecer a Palavra trás cura para todos nós.

5. A FÉ NOS LEVA A GRATIDÃO - Gratidão é quando reconhecemos a desobrigação do milagre e reconhecemos que recebemos imerecidamente o milagre de Deus. E a gratidão é o maior sinal de uma fé completa que entendeu e recebeu o milagre imerecido. Todos os outros 9 leprosos acreditaram e receberam o poder do milagre da cura. Mas apenas um teve uma fé mais nobre e aprovada e esperada por Jesus. O ex-leproso percebeu que Jesus não tinha a obrigação, o dever, o débito de curá-lo. O ato de gratidão foi muito mais do que sinal de boa educação e de ser politicamente correto. A gratidão foi a resposta de fé que recebeu o favor imerecido do milagre da cura.

6. A FÉ NOS LEVA A VOLTAR-SE PARA DEUS EM ADORAÇÃO – Quando recebemos pela fé o milagre de Deus, a nossa única opção é nos prostrar em terra e adorar, falar bem do caráter de Deus e de suas obras, e glorificar a Deus reconhecendo Jesus como Senhor Deus. Quem recebe o milagre e não adora a Deus, apenas acreditou, teve um pensamento positivo, uma torcida, um desejo pela benção sem compromisso com o abençoador, e logo se esquece de Deus. Mas quem recebe pela fé o milagre é conduzido sempre a adoração.

7. A FÉ NOS LEVA A RECEBER A SALVAÇÃO PELA GRAÇA – A fé exercida pelo leproso foi a fé esperada por Deus. Esta é a fé que reconhece a graça da salvação. É a fé que responde a graça com o desejo de ter um relacionamento contínuo com Deus e não apenas com o que ele quer e pode fazer. Assim, Deus espera uma fé completa, madura, excelente, integral em relação, não apenas ao milagre de cura de enfermidade, mas no caráter salvador de Deus.

8. A FÉ NOS LEVA A TESTEMUNHAR PARA TODOS – Os leprosos foram testemunhar para o sacerdote a cura recebida para que este divulgasse sua cura para todo o povo. Acredito que os 9 leprosos falaram da cura, mas se esqueceram de Jesus. Acredito que apenas o leproso que voltou para agradecer e adorar a Jesus pela cura relatou ao sacerdote que tinha sido curado por Jesus. Enquanto os 9 falaram mais da cura, o ex-leproso samaritano falou de quem os curou: Jesus Cristo. Assim, mais importante do que testemunhar da benção é testemunhar do abençoador. Mais importante do que falar do que você fez ou o que aconteceu com você, é testemunhar sobre quem fez. Quando você receber o milagre, fale mais de Deus do que você mesmo. Somos apenas coadjuvantes na história da salvação. Deus é quem deve ser anunciado, pois ele é quem fez e faz todo o milagre. Não crie espaço para você aparecer nos testemunho. Toda glória seja dada a Deus.

CONCLUSÃO

Podemos concluir que este milagre de Jesus nos aponta para o caráter de Deus e suas obras. E ainda, nos ensina lições preciosas de como devemos responder a graça de Deus na sua operação de milagres em nossa vida. Leia e viva os milagres de Jesus sabendo que todo milagre vem pela graça e responda com fé.

Em Cristo, o milagre de Deus em nós.

Jairo Filho

Imbituva, 23 de abril de 2009. (Mensagem pregada na IPB de Imbituva na série de mensagens "À Espera do Meu Milagre")

Nenhum comentário:

Postar um comentário