Um mês para viver

Imagine: O que você faria se tivesse apenas mais um mês de vida? Considerando que você tivesse as últimas doses de saúde por apenas um mês antes de partir, como você faria a despedida da tua vida?

A maioria responde que aproveitará seus últimos dias de vida desfrutando de todo tipo de prazer, como compras, sexo, viagens, degustando deliciosas refeições, experimentando a realização de sonhos e etc. Outros buscam ficar o máximo de tempo com a família e amigos para amá-los e acertar as contas com alguns erros do passado. Alguns outros caem em desespero e apressam a chegada da morte enterrados no túmulo da depressão. Já outros, continuam fazendo e (sobre)vivendo do mesmo jeito, sem mudar absolutamente nada em sua rotina existencial esperando a chegada da bem-vinda morte.

Muitos, quando escutam essa pergunta, se sentem jogados contra a parede. Porque essa pergunta parece ser fatalista, mas na verdade nos lembra que o relógio da vida passa rápido demais e que a vida é “como uma névoa que aparece por pouco tempo e logo se dissipa” (Tg 4:14b). Não importa quem você seja, a mortalidade nos nivela por baixo. Porque não podemos negar que a vida é finita, limitada, frágil e vulnerável diante da existência. Por mais lógico que seja, só basta estar vivo para morrer a qualquer momento. E isso é fato comprovado, porque a morte não avisa quando chegará.

Por outro lado, como disse Alan Sachs “A morte é mais universal que a vida; todo mundo morre, mas nem todo mundo vive.” Dessa forma, se soubéssemos que temos apenas mais um mês de vida, acredito que viveríamos de maneira diferente. Saber que temos um mês de vida nos faz pensar sobre o sentido da nossa vida. Harold Kushner acertadamente disse que “o medo de morrer, de nossa vida chegar ao fim não tira tanto o sono quanto o medo que atinge a todos de que talvez não tenhamos vivido”. Penso que a maior tragédia da existência é olhar sua vida no retrovisor e perceber que viveu sem sentido nem propósito.

Por isso, acredito que essa é a hora para pensar sobre como temos vivido. Assim, venho convidar você para participar conosco da série de mensagens bíblicas: “UM MÊS PARA VIVER”. Vamos aprender com Jesus como viver bem com mensagens todos os domingo e quintas-feiras a partir de 04 de janeiro de 2009 às 20:00H. Acredito que Deus vai falar muito com você. E você aprenderá pistas de como viver com qualidade de vida do útero à sepultura. Espero que no final dessa série de mensagens, você não tenha mais medo de morrer nem de viver.
Venha receber a vida em abundância que Jesus prometeu e viva com qualidade de vida em 2009.

Em Cristo, a vida em abundância de graça.

Jairo Filho

Um comentário:

  1. que dahora jairinho, muito bom tema cara. Que Deus abençoe ai nesse estudo caramuito bom mesmo cara me amarrarei o tema, ve se coloca uma sintese de cada msg ai no seu blog. bjao mano.

    ResponderExcluir