Esta é a nossa escola dominical...

"Essa é a nossa escola
A escola dominical;
essa é a nossa escola
A escola sem igual;
Escola sem igual que faz bem a muita gente;
Quem não vem à essa escola com certeza esta doente;
Com certeza está doente ou estava trabalhando;
Quem trabalha nesse dia do senhor está roubando;
Do senhor está roubando quem aqui chega atrasado;
O seu nome fica ausente e ele fica envergonhado;
Ele fica envergonhado por não saber a lição;
Professor faz a pergunta ele diz: eu não sei não!
Não sei não..não sei não ..(2x)
Professor faz a pergunta ele diz: eu não sei não!”


Essa é a letra de uma música que eu cantava quando criança todo domingo antes da divisão de salas na EBD.

Que letra terrível né?

Quem trabalha no domingo é ladrão? Rouba do Senhor?

A pergunta que o professor faz da lição é para envergonhar o aluno?

Quem é o aluno hoje que fica envergonhado por não saber a lição?

Então quer dizer que o medo de ficar envergonhado é o maior motivo de não chegar na EBD atrasado?

Essa música parece mais uma "zueira" com aqueles que chegam atrasado.

Imagina essa música sendo cantada com o dedo indicador apontado na cara daqueles que são obrigados a trabalhar no domingo e/ou aqueles que chegaram atrasados na EBD.

Imaginou?

Sentiu-se culpado?

Pronto.

Esse é o objetivo da música: Criar evangélicos cheio de complexo de culpa em relação a EBD.

Vamos pensar sobre as motivações que nos levam a igreja, culto, EBD.

Em Cristo, que me livrou de ir a EBD pela culpa para ir a EBD pela graça.

Jairo Filho

4 comentários:

  1. Engraçado. Nunca vi esta musica por este prisma, muito pelo contrario, ela nos incentivava a estudar a lição bíblica dominical e a levar nossos amiguinhos a EBD. Tenho saudade do tempo em que cantávamos alegremente este e outros corinhos e aprendíamos a respeitar a Palavra de Deus e a reconhecer nossa dependência Dele. Naquela EBD aprendi a estudar a lição para quando o professor perguntasse a resposta estava na ponta da língua, o que me fez tomar gosto pelo estudo da Palavra de Deus. Hoje sou professora da EBD e o que tenho visto são alunos que não se interessam pela leitura da revista, não sabem responder as perguntas relacionadas a lição, são apenas ouvintes, tem no professor sua única fonte de conhecimento, muitos até tem a revista mas durante a semana, seja por descuido ou por falta de tempo não a lêem, não se dedicam ao estudo da palavra de Deus. Mas voltando a musica, eu creio que quando o autor a compôs não pensou naqueles que tem necessidade de trabalhar aos domingos, mas naqueles por negligencia faltam a EBD para dormir até mais tarde, para ir a feiras, fazer faxinas, preparar o almoço de domingo, etc....
    Que Deus tenha misericórdia de nós e faça renascer em cada um de seus filhos o desejo ardente de aprender cada dia mais da Sua Palavra e que fiquemos realmente envergonhados quando não soubermos responder a uma simples pergunta das lições da EBD, porque se não sabemos responder a estas perguntas o que mais poderíamos saber?

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Ivanildes!
    Temos que criar vergonha na cara e nos sentirmos envergonhados se chegamos atrasados para a obra na casa do Senhor Deus1 Com certeza nos serviços seculares nossos nos empenhamos em chegar antes do horário com o intuito de mostrar para o patrão que somos assíduos e procurar mostrar bom exemplo. Entretan na obra do Senhor achamos que podemos ser relapsos quando não devemos e se nos chamam a atenção de maneira suave e melódica achamos que é "zueira"?
    Deus nos separou um dia para louvor e adoração que nos leva às águas tranqüilas (descanso) e nele vamos trabalhar? No mínimo estamos nos violentando com muito trabalho, trabalho este colocado no lugar do trabalho de Deus na igreja.
    Se não sabe a lição é porque não está partucipando do processo de ensino-aprendizagem da igreja e da sua classe e isso deve nos trazer, sim, vergonha, pois, podemos com muitoa recursos nos atualizar daquilo que foi dado na nossa ausência (quando esta for justa) e estar por dentro dos assuntos espirituais que são tratados na escola dominical.
    Por isso tenho prazer em chegar meia hora antes de começar a escola dominical e participar da comunhão com meus irmãos e juntos podermos louvar dizendo:
    "Esta é a nossa escola, a escola dominical..."
    Deus te abençoe ricamente!
    Maestro Toni

    ResponderExcluir
  3. Meu querido Irmão quanto o conteúdo do hino tão tradional conhecido da EBD.EU ACHO QUE DEVIAMOS VOLTAR A CANTAR SIM SEMPRE DEPOIS DE LERMOS OS TEMAS E VERDADE PRATICAS DAS NOSSAS LIÇÕES SIM.ELE É UM INCENTIVO P/ OS ALUNOS QUE QUEIRA APRENDER MAIS E SER REALMENTE ALUNOS ACÍDUO DA EBD.E É PENSANDO NISSO QUE PROCUREI ESTA LETRA E ENCONTREI P/ APLICAR NA MINHA CLASSE DA EBD. E TIVE A ALEGRIA DE ENCONTRAR.

    Ananias da Silva.

    ResponderExcluir